Continuando a analogia das baterias com tanque de combustível, vem a dúvida de como encher o tanque, isto é, como carregá-las.
Usando medidas do sistema internacional, a capacidade é expressa em mAh (miliampére vezes hora). A tensão em V (volts), e a corrente usada na carga em A (ampéres).
Para encher um tanque com um galão de gasolina (destes que tem pendurado em tudo quanto é jipe), sabe-se que o galão precisa estar acima do bocal do tanque. Com as baterias funciona do mesmo jeito. O nível de tensão do carregador precisa estar acima do nível máximo de tensão da bateria.
No caso das baterias de NiCd/NiMh (tensão nominal de 1,2V) o bocal (tensão máxima da bateria) fica a 1,6V, ou seja, precisa-se de 1,6V por célula para conseguir carregá-la.
Portanto, para carregar uma bateria de 8 células (9,6V), precisa-se no mímimo de 8*1,6V = 12,8V. Com menos do que isto a capacidade total nunca será conseguida.
Os carregadores de bateria geralmente são feitos para ligar na bateria de 12V da caixa de campo. Os mais caros têm um circuito interno que aumenta a tensão de 12V para em torno de 30V, permitindo carregar baterias de até 16 células sem problemas.
Os carregadores de bateria mais simples e baratos não têm este circuito, sendo necessário geralmente ligá-los em uma bateria de campo ou fonte de alimentação com no mínimo 13,8V.
Outro problema é saber em que velocidade pode-se bombear gasolina para o tanque. Se for bombeado mais lentamente do que o possível, perde-se mais tempo (mas não há risco).
Se for bombeado mais rapidamente do que o tanque aguenta, ele vai entornar, estufar ou explodir.
Para se adequar aos diferentes tamanhos de bateria geralmente os carregadores têm regulagem de corrente de carga.
Cada tipo de tanque ou bateria diferente tem uma velocidade máxima de carga, no caso da bateria, esta velocidade é expressa em C, sendo 1C a corrente equivalente à capacidade da bateria em mAh.
Assim, uma bateria de 1000mAh carregada a 1C receberá uma corrente de 1000mA. A 2C, 2000mA, e assim por diante.
As baterias de NiCd de alta descarga geralmente podem ser carregadas a 3C (uma bateria de 1000mAh pode receber uma carga de 3000mA). As de rádio são projetadas para cargas e descargas mais lentas, devendo ser carregadas a no máximo 1C.
As baterias de NiMh geralmente suportam cargas a 2C. Equivale a uma carga de bateria de 1000mAh com corrente de 2000mA.
As baterias LiIon e LiPo são as que têm o gargalo mais estreito, geralmente suportam bem cargas de até 0,7C. No exemplo da bateria de 1000mAh equivale a 700mA de corrente.
Um tanque de gasolina quente quando é enchido rapidamente no sol provavelmente vai ficar cheio de bolhas de ar, parecendo carregado quando na verdade não está. O ideal é encher frio, na sombra e sempre que possível lentamente.
O mesmo vale para as baterias, para evitar efeito memória, desbalanceamento e outros problemas deve-se carregá-las frias e sempre que possível deve-se usar carga lenta.
Cada tanque de combustível tem formato diferente, e em alguns casos é mais difícil saber até onde pode ser enchido. Em uma moto, pode-se ver o nível da gasolina olhando pelo bocal do tanque. Em carros, o bocal é estreito e a bomba para automaticamente quando percebe o aumento de pressão. O reservatório de partida a frio de carros a álcool é preenchido cuidadosamente olhando o nível.
Com as baterias também é assim.
As baterias NiCd/NiMh são parecidas com um tanque de carro, e podem ser carregadas de 3 maneiras:
[*]Carga lenta: se for colocada a conta-gotas, pode-se passar a vida toda colocando gasolina no tanque que ela não entornará, pois o excesso evapora. Isto equivale a carregar uma bateria de NiCd ou NiMh em 1/10C (isto é, uma bateria de 1000mAh carregada com 100mA, e assim por diante). A bateria demora 14 horas para carregar, mas se for deixada por uma semana não terá problemas.
[*]Por tempo: sabendo-se que o tanque está vazio, suporta 60 litros e que o gargalo aceita 1l de gasolina por minutos sem entornar, bombeia-se 1l por minuto por uma hora. O risco é não marcar bem o tempo, ou o tanque não estar totalmente vazio, e a gasolina entornar e estragar o carro. A carga de bateria por timer é assim, portanto só pode ser feita se houver certeza de que não há nenhuma carga e que a corrente de carga está perfeitamente ajustada.
[*]Detecção de pico: apesar do carregador (bomba) não saber se o tanque está cheio ou vazio, bombeia-se gasolina até perceber que a pressão (voltagem) no bocal aumentou repentinamente, indicando que a gasolina está subindo no bocal e a bateria está cheia. Com as baterias de NiCd (ou tanque de carro) este método é o mais seguro, pois não permite carga rápida sem deixa entornar, e não é necessário esvaziar o tanque antes de completá-lo.
As baterias de LiIon/LiPo são mais parecidas com o tanque de partida a frio dos carros a álcool. É possível saber se estão carregadas ou não pelo nível (voltagem), o nível máximo das LiIon é de 4,1V por célula, e de LiPo 4,2V por célula.
A carga é feita inicialmente a 0,7C (ou menos) até chegar bem perto da borda, diminuindo-se a corrente de carga até completar.
Como o tanque é pequeno, o bocal é largo e está do lado do motor, deve-se carregar com cuidado. Usando os carregadores adequados e escolhendo a corrente de carga correta não há riscos, mas o uso de carregador para NiCd com estas baterias poderá danificá-las e causar um incêndio. Imagine ligar o bocal da bomba de combustível do posto no automático neste tanquinho... Vai voar gasolina em cima do motor...